Nosso Bairro

O bairro do Bom Retiro, situado entre os rios Tietê e Tamanduateí, teve sua origem no século 19 a partir de algumas chácaras e sítios frequentados pelas famílias mais abastadas e tradicionais da época. Uma dessas propriedades, a "Chácara do Bom Retiro", deu nome ao bairro. Contribuíram para a formação do bairro imigrantes italianos, gregos, portugueses, judeus e iugoslavos, que forneceram mão de obra para São Paulo.

A famosa Rua José Paulino, conhecida popularmente como "Zepa", não só é famosa pelo comércio, mas também por ser o local onde o Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1910. Além disso, O Bom Retiro foi o lar do primeiro prédio no Brasil destinado à montagem de automóveis, com a fábrica da Ford inaugurada na Rua Solon em 1921. 

Hoje, o bairro é predominantemente comercial, com uma variedade de lojas que oferecem preços acessíveis, impulsionando a economia local e atraindo pessoas de toda a cidade. Sul-coreanos são agora uma presença significativa, sendo proprietários de grandes estabelecimentos nas principais ruas do bairro.

Além de sua relevância histórica, o Bom Retiro possui uma rica herança patrimonial e cultural. Nele estão localizados importantes instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, a Estação Pinacoteca e a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim.

A Estação Júlio Prestes, após ser restaurada, agora é a casa da Sala São Paulo, onde a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) se apresenta. O antigo solar que pertenceu ao Marquês de Três Rios, Joaquim Egídio de Sousa Aranha, em sua Chácara “Bom Retiro”, e posteriormente abrigou a Escola Politécnica da USP, hoje é a sede da FATEC e da ETESP.

 


Novo na região?
Conheça os pontos turísticos!